Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Saia do Vermelho


Janeiro é assim , vitrines tentadoras , promoções para todos os lados e nossos cartões estourados, dinheiro comprometido sem poder aproveitar os baixos preços.
Com o ínicio de um novo ano, prometemos que tudo vai ser diferente: dieta, acadêmia, corte de cabelo novo, mudar de emprego, fazer aquele curso ... tá, e nosso dinheiro ?  Dá conta de todos esses projetos?
O que deveria começar bem acaba em frustração, preocupações ou brigas. Sim por que nada mais brochante em um casamento do que brigas por conta de dinheiro, né ? Aquelas intermináveis acusações de quem gasta mais e com o que gasta... ai para !

E comigo funciona assim: Penso, logo não durmo. Saldo negativo no banco = noites mal dormidas = mau humor = pele terrível = olheiras = inchaço = ansiedade = auto estima no lixo.

Venho colocando em prática a organização das contas, planejamentos e aprendendo a me virar melhor com dinheiro, cartão de crédito ... não que o dinheiro esteja bombando lá no Itau (eu já falei que eu amo o Itau?) mas saber exatamente onde tu está gastando seu dinheiro, funciona!

A receita é simples, começe a fazer um planejamento mensal e crie um diário de gastos que pode ser dívido por semanas. Anotando tudo certinho, tu vai sacar no final do mês onde tu está errando e a partir disso começa a colocar a casa em ordem. Não entendeu nada ? Vou mostrar o formato das planilhas que eu fiz.

Diário de Gastos: nos itens coloco todas as minhas possíbilidades de gastos diários (dei alguns exemplos abaixo) e anoto tudo do cafezinho, balinha até as comprinhas mais caras, com o excel tudo fica mais simples, tem soma  automática então tu só precisa atualiza-la todos os dias preenchendo os campos em branco. Eu deixo um arquivo no pc do trabalho e um em casa e imprimo mais 3, um na gaveta do trabalho outro na agenda e outro no quadro de recados da cozinha, pro marido participar, senão a coisa não funciona.



Planejamento Mensal: Nele eu coloco todas as entradas e saídas fixas e organizo os dias de pagamento, com isso consigo uma previsão do saldo positivo (aquele dinheirinho que sobra, sabe ?) no final do mês. Assim fica mais fácil planejar os parcelamentos e não entrar no próximo mês com contas pendentes.


Eu ainda estou aprendendo, as vezes dou umas escorregadas. Pra quem ainda não faz esse tipo de planejamento mensal eu recomendo muitoooo e pra quem já faz comece a usar um diário de gastos e veja a diferença pouco tempo depois. Eu adoro esse sentimento de controle e organização das coisas diárias em geral. Já dizia Glória Kalil: "Chic é ser inteligente" e pra quem não tem dinheiro sobrando e faz malabarismos  no final do mês para o salário render e continuarmos lindas!

PS - Quem quiser eu tenho os arquivos prontos, é só preencher com seus itens, datas e gastos pessoais, posso enviar por email, já que fiquei com preguiça de colocar elas online pra baixar (muito sincera hahah).

5 comentários:

  1. Carola, eu já disse que vc é uma nerd em pele de moderninha tatuada e pra frentex, né ?
    Adoreei a planilha e eu quero, me manda por email benhê, pq to falida desde de sempre. Missuuuu

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    Acabei de conhecer o blog e achei tudo lindo, maravilhoso. Muito bom o jeito que você escreve.Poderia me mandar a planilha por email, vai me ajudar muito.
    Obrigada
    Beijos da Marta

    ResponderExcluir
  3. Marta:
    Que bom que gostou do blog, volta mais vezes!
    Eu te passo a planilha, com prazer, mas tu postou como anonima e não deixou seu email ...


    Carol
    Eu sempre assumi meu lado nerd e tatuada sim! Mas moderninha prafrentex JAMAIS!
    Tb sinto sua falta , moranguinho do nordeste haha

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!!Já disse e repito!!!Amo suas postagens...Quero a planilha....heheheBjks

    ResponderExcluir
  5. Realmente suas postagens são ótimas e a forma que escreve é gostosa, conheci o blog hoje e fui lendo postagem por postagem. Me deu vontade de fazer um blog tb, Parabéns.
    E por favor me interessei pela planilha, aqui em casa ficar no vermelho tá virando rotina e organização é sempre bom.

    fernandaloiva_79@gmail.com

    ResponderExcluir