Páginas

sábado, 15 de janeiro de 2011

Mulheres x Check-up

Hey girls,
Qual foi a última vez que vcs foram ao médico?

Essa semana tive o exame anual na empresa e conversando com o médico ele me passou alguns exames que nos devemos fazer anualmente. Ainda mais pq reclamei muito da pele oleosa e de uma queda terrível de cabelo. Resolvi fazer este post, pq sempre queremos ficamos animadas com truques para a pele e cabelo e as dietas milagrosas, né?  As vezes não adianta gastarmos rios de dinheito com sapato, roupa, cosméticos e no salão, para ficarmos lindas quando o problema vem de dentro pra fora e na maioria das vezes é isso mesmo que acontece.

Eu descobri com os exames, que tenho ovários policisticos e um descontrole hormonal que me causa problemas com a pele (oleosa), cabelo (queda e muita oleosidade na raíz) corpo (ganho de peso) e menstruação (que está insuportável, nervoso, cólicas horrorosas). Isso tudo faz meu organismo parecer um trio elétrico. Eu já perdi a conta de quantos cremes já comprei e ficava dizendo que era tudo porcaria, sendo que o problema era outro.

Me foi indicado um novo anticoncepcional, Elani Ciclo que a médica disse ter a formúla igual ao Yasmin um importado que foi meu queridinho, pena que meu bolso não gostava nenhum um pouco dele. O Elani é um pouco mais barato, mas ainda sim é carinho comparado aos outros. Ela disse que ele iria controlar meus hormonios e com isso melhoraria o inchado no corpo, a queda de cabelo e a pele oleosa. Uii Sonho, né? Mas vou dizer que está dificil de tomar, pq fico com a boca super seca e pior , enjoo muito, muito mesmo.

Pra saber de onde vem seu problema de pele, cabelo , peso e coisas que te deixam mal é importante fazer exames, quem sabe aquele dinheiro todo que tu gasta no final do mês com cosméticos que não tem dado muito resultado pode ser trocado por um medicamento a curto prazo e que resolva o problema, né? Já que estamos no comecinho do ano bora fazer um check-up. Segue a listinha de especialistas e exames, o check-up deve ser feito com ritimo, não adianta ir no Clinico e demorar 3 meses para marcar o outro especialista.

Clinico Geral : Exames Anuais

Exame físico: Testa os reflexos, apalpa abdômen para sentir se os orgãos estão alterados, escuta coração e pulmão, confere o peso e a pressão arterial
Exame de Sangue (hemograma completo), fezes e urina.
Encaminha para exames com outros especialistas. Guarde o resultados dos exames para serem apresentados aos outros especialistas

Cardiologista 
Tirando os exames de colesterol e triglicérides, confesso que não fiz mais nenhum , mas esse ano pretendo fazer.

Exame de colesterol e Triglicérides: o primeiro teste de colesterol e triglicérides deve ser feito aos 20 anos e repetido a cada 5.
Exame eletrocardiograma: mede a atividade elétrica do coração
Exame da esteira (eletrocardiograma de esforço)
Exame de Angiocoronariografia : examina as artérias do coração


Ginecológico
Leve os resultados dos exames feito anteriormenete

Exame 1 anual: O médico irá observar os genitais, útero, abdômen e mamas.
Exame 2 anual:  Papanicolau
Exame 3 anual:  DST (doenças sexualmente transmissíveis)
Exame 5 mensal: auto-exame das mamas, 10 dias ápos a menstruação de preferência na hora do banho
Exame 4 bianual: a cada dois anos peça um Ultra-Som Transvaginal

Outros Exames e Especialistas:

Exame de diabetes
Exame de TSH: hormônio que regula a atividade da tiróide se tu tiver esse problema na familia , corre pq é hereditário, minha irmã por ex fez 3 anos de tratamento até que operou. Então eu fico bem ligada.
Dermatologista
Oftalmo: sabe aquela dor de cabeça, olhos secos ou lacrimejando ao extremo? E no oftalmos eu descobri que eu demorava muito pra piscar, o que deixava minha retina ressecada, depois dos óculos certo e um colirio salva vidas, tudo mudou.
Psicologo e Psiquiatra: tem muita gente que acha que é frescura, mas doenças como depressão mata e muitas vezes a gente se engana , acha que é só um desanimo ou culpa algum acontecimento recente, nervoso, insonia, stress, tudo isso deve ser levado em conta. E eu tô loca pra ir. Quem tem convênio aproveita que agora é lei a cobertura desses especialistas.

Depois disso tudo mais os creminhos luxo tu pode se sentir linda de dentro pra fora. Literalmente.


5 comentários:

  1. Eu tb tinha ovários policísticos, tomo o anticoncepcional Diane, ele tem um poko mais de hormônios q esse q tu falo mas é mais baratinhu tb ehhehe.
    Como eu tive apendicite, pedra nos rins e o caralho a quatro tudo ano passado meus exames tão todos em dia hehehe... Mas eu sei q a maioria dessas porcarias que eu tive veio de fundo emocional, quando o emocional naum ta bom o corpo fica uma porcaria =/. Mas como dizem né, ano novo vida nova =)

    ResponderExcluir
  2. Hummm, numa pesquisa pra ver se a 'boca seca' tá sendo consequência do Elani Ciclo, achei o seu post...
    No meu caso, o único incômodo que o remédio tá me dando é a boca seca mesmo =S
    Quanto ao preço, achei meio carinho, até pq faço uso de outras medicações [tenho fibromialgia :S]

    ResponderExcluir
  3. ie, Carola!!!
    Cmg td bem e obrigada pela visita ;)

    Ah CALARO que consegue, qdo começar vai ver que é mais simples do que parece [sobre unhas] =)

    Assim, ainda estou na primeira cartela, hoje depois de dias, tô começando a sentir que a secura na boca tá diminuindo \o
    Estou torcendo pra sentir melhora na oleosidade da pele, cabelo, cólica...

    Beeeeeeeeeeeeeeijos...

    ResponderExcluir
  4. Oi linda eu não tenho nenhum problema não mas quando era novinha mudei de pilula e tomar a Diane durante anos achei muito boa a pele ficou sedosa sem espinhas e os peitinhos lindos hoje ja sou mãe de dois nao tenho peciencia de tomar a pilula esqueço muito e nao gosto da DIU entao passei a usar um adesivo que vc usa por uma semana e depois muda usa por tres semnas seguidas a 4ª sem vem o periudo, é muito bommm mesmo chama-se EVRA nao da enjoos, boca seca nada vc nem nota que tem so muda 1 x por semana pois ele nao descola so puchando mesmo
    bj

    ResponderExcluir
  5. Ei Carola,

    Essa sensação de "boca seca" passou com os meses? Porque estou tendo o mesmo problema. Se puder, me responda pelo email. mila_salesnasc@hotmail.com
    Obrigada!!

    ResponderExcluir