Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Geraldine Doyle - We Can Do It!

Morre, aos 86 anos, Geraldine Doyle. Oi, quem ?


Muito se vê e se escreve sobre a famosa frase We Can Do IT (Nós Podemos Fazer Isso) e sabemos tb que ela foi usada como slogam do cartaz  lançado na 2º Guerra Mundial, sobre as Rosie the Riveters,nome dado às mulheres que trabalharam nas fábricas durante essa época, enquando seus pais, irmãos e maridos estavam longe de casa, lutando.



Este cartaz influênciou muitas mulheres a trocarem o trabalho doméstico por empregos em fábricas no Michigam e ao redor dos EUA. Trocarem? bom acho que essa não seria a palavra, pois começa ai a história da dupla jornada de trabalho feminino.

Mas afinal quem foi Geraldine Doyle ? Ela foi a americana "Rosie the Riveter",cuja foto inspirou o famoso cartaz "elogiando" os esforços das operárias naquela época. A foto foi tirada quando Doyle tinha 17 anos e estava trabalhando em uma fábrica, vestindo uma camisa azul , lenço vermelho na cabeça e mostrando um musculoso bíceps, do jeito que foi retratado no cartaz acima.

Doyle disse ao "Lansing State Journal" em 2002 que até 1984,quatro décadas depois,ela não tinha se dado conta de que era o rosto estampado no cartaz, patrocinado pelo Comitê de Coordenação de Produção da Guerra dos EUA, até ser informada por Sandy Soifer, diretora-executiva do Centro Histórico e Hall da Fama das Mulheres de Michigan.

 Geraldine Doyle , trabalhando

Além do cartaz que serve de inspiração até hoje, um simbolo da força e união das mulheres pelo mundo, o nome que foi dado a elas, Rosie the Riverters é tb o nome de uma música popular dos anos 40 e nome de um quadro de Norman Rockwell, de uma operária segurando uma ferramenta que tb serve se inspiração até os dias de hoje.

Quadro de Norman Rockwell



Rosie The Riverters










E alguém ai, ainda dúvida que NÓS PODEMOS?

*** Geraldine Doyle, morreu dia 30 de dezembro de 2010, aos 86 anos, no Michigan EUA ***

3 comentários:

  1. Mulher é um bicho incrível mesmo... Nos moldamos segundo a necessidade... Amei o post... muito inspirador, e realmente, nós podemos!!!
    Exemplos de mulheres fabulosas que sustentam lar, emprego, filhos, marido, visinha, mãe, papagaio, etc, é o que n~çao faltam principalmente aqui no Brasil...

    Bjosss flor

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que ela tinha morrido.. Oo

    Bjuxx

    ResponderExcluir
  3. Nós mulheres somos muiito fodas!! Com certeza, absoluta, superamos e muito os homens!

    ResponderExcluir